Toda empresa depende da análise de crédito para fazer negociações precisas e bem direcionadas. Quando essa etapa é ignorada, o risco de inadimplência é alto e isso afeta tanto o fluxo de caixa organizacional quanto o relacionamento com os clientes.
Afinal, se o dinheiro esperado deixa de entrar em caixa, a empresa tem dificuldades para pagar fornecedores e colaboradores, assim como para renovar o estoque e adquirir outros produtos. De outra parte, é necessário fazer a cobrança, que é uma atitude incômoda e pode afastar os clientes.
Analisar o crédito de um cliente consiste em verificar se ele realmente tem condições de honrar o compromisso assumido. O objetivo é identificar o perfil e as condições financeiras do cliente, a partir de suas informações básicas e de seus dados financeiros. Assim, a empresa também define um valor mínimo de compra, a taxa de juros aplicada e o prazo de pagamento das parcelas.
Por suas características, esse processo é uma forma de evitar calote nas operações de crédito. Ao mesmo tempo, ajuda a garantir a estabilidade financeira do seu negócio e manter as contas organizadas.
É importante destacar que a análise pode ser realizada tanto para clientes pessoa física quanto jurídica. Em ambos os casos, é uma maneira de formalizar a negociação e assegurar um bom relacionamento entre as partes.