​Lideranças de Rio Verde participam de Fórum de Desenvolvimento Municipal com foco nas pequenas empr

06 Jul 2017

Lideranças de Rio Verde participam de Fórum de Desenvolvimento Municipal com foco nas pequenas empresas

O Encontro de Líderes, aconteceu no 30 de junho, no Clube Dona Gercina. Na abertura do evento, o Gerente Regional do Sebrae, Sr. Claudio Laval e o Prefeito de Rio Verde, Dr. Paulo do Vale falaram sobre a importância do evento e da participação da sociedade civil organizada na construção do plano de ação sugestivo, levando em conta os princípios da coletividade, da exequibilidade e da relevância, sendo ações de curto prazo e baixo investimento. Em seguida, o Consultor do Sebrae, Sr Celismarques Antônio assumiu os trabalhos proferindo a palestra técnica: O Desenvolvimento Acontece a Partir do Município.

Segundo o presidente da Acirv, Ivo Marques de Moraes Junior, o Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Municipal é um relevante instrumento de política pública e gestão do município. “Os temas tratados desafiam o poder público e a sociedade a criar um ambiente favorável que incentive o segmento empresarial e, consequentemente, gere emprego, renda e qualidade de vida para a população rioverdense”, finaliza.

Os participantes discutiram ações relativas aos três eixos temáticos da metodologia: Fatores Econômicos, Fatores Sociais e Fatores Ambientais. Nesta atividade foram extraídas sugestões de ações a serem incluídas no Plano de Ação.

Após discussão, as lideranças fizeram a colagem dos principais pontos discutidos no painel de prioridades com o tempo das ações temáticas e assim, foi elaborada a matriz do Plano de Ação que ficou definida em ordem de prioridade, prazo de execução e o responsável pela implementação. Como exemplos podemos citar: no terceiro trimestre de 2017, junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico a realização da Feira de Startup do município que fará parte do calendário de eventos de negócios da cidade; em 2018, na Secretaria de Ação Urbana sugeriu-se estabelecer as linhas e horários do transporte coletivo de Rio Verde; assim como, também em 2018, a Procuradoria Geral do município, estudará a viabilidade de municipalização da rede de esgoto e água e para 2019 através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico a criação de incentivos para atração de empresas geradoras de bioenergia e esgoto biodigestor.

Finalizando o evento, Dr. Paulo do Vale recebeu  das mãos de Laval o Plano de Ação construído pelo grupo de líderes e em posse deste documento, o prefeito, mediante assinatura de Decreto, instituiu o FORUM DE LIDERANÇAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO, permanente com reuniões periódicas, aberto a participação de todas as entidades representativas da sociedade, cuja coordenação ficou a cargo do Secretário de Administração Marcelo Vales Bento e do Secretário do  Desenvolvimento Econômico, Denimárcio Borges.

Vale ressalta que o planejamento das ações municipais oferece inúmeras vantagens para a realização de uma gestão empreendedora. Entre as vantagens do Planejamento, cabe mencionar que ele permite: Auxilia na fixação de objetivos e prioridades, melhorando o foco de ação da ação municipal e, dessa forma, aumentando a efetividade de suas ações; evitara duplicação de programas, fazendo com que diversas ações fragmentadas possam ser reunidas em um só programa; canaliza todas as ações para que elas possam se voltar para os mesmos objetivos, potencializando os resultados; fixa o objetivo geral estabelecido a fim de evitar desvios de ações; poupa recursos ao eliminar programas não essenciais e reduz custos e otimizar o orçamento, ao estabelecer apenas gastos centrados no objetivo geral.

Artigos relacionados: Presidente da Enel Distribuição apresenta planejamento para Rio Verde e região ​Presidentes de entidades visitam o CASE de Rio Verde com representantes políticos Grandes expectativas são depositadas no Observatório Rio Verde em seu lançamento OBSERVATÓRIO RIO VERDE: De Olho nas Contas Públicas EMBRAPII disponibiliza R$ 7 milhões para pesquisa e desenvolvimento em Rio Verde ​Oportunidade para negociar dívidas em Rio Verde Observatório Rio Verde tem ata de fundação assinada Embaixador de Israel visita Rio Verde para estreitar laços com lideranças Reinaugurado trecho da GO 210 que liga Rio Verde e Santa Helena de Goiás Rio Verde recebe R$ 400 mil em empréstimos do GoiásFomento