Inclusão da Plataforma Multimodal de Rio Verde na Ferrovia Norte-Sul é aprovada

23 Nov 2017

23 de outubro de 2017

Na última terça-feira (21), o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde (ACIRV), Ivo Marques de Moraes Júnior, esteve reunido com demais integrantes da comitiva rio-verdense, na Agência Nacional de Trânsito (ANTT), em Brasília. A visita teve como objetivo garantir a inclusão da plataforma multimodal junto à Ferrovia Norte-Sul no município de Rio Verde, que tem sido prioridade do grupo.

A comitiva rio-verdense conta com representantes de entidades ligadas ao setor produtivo, e tem buscado a inclusão do pleito desde outubro deste ano.

Durante a reunião, o diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, informou que atenderá a demanda e incluirá no edital a plataforma multimodal para a Ferrovia Norte-Sul, em Rio Verde. O diretor Geral afirmou ainda que a publicação ocorrerá em janeiro.

Conquista

Atuante no cenário econômico do município, o presidente da ACIRV, Ivo Marques de Moraes Júnior ressaltou a importância da ação conjunta entre entidades e órgãos públicos para a inclusão da Plataforma Multimodal no edital.

"Após muitos esforços conseguimos a inclusão. Foi uma luta de toda a sociedade organizada de Rio Verde, principalmente do setor produtivo. Contamos também com a participação ativa dos deputados Estaduais Lissauer Vieira, Karlos Cabral, Heuler Cruvinel e do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Rio Verde, Denimarcio Borges de Oliveira”, pontuou o presidente.

Para o vice-presidente da ACIRV, Flávio Pagotto, “essa conquista teve participação ativa de diversas entidades, órgãos públicos e forças políticas que atuam fortemente para o desenvolvimento do município”.

Plataforma Multimodal

A proposta encaminhada pela comitiva rio-verdense para inclusão no edital da Ferrovia Norte-Sul consiste na construção de uma plataforma que possa abranger diversas formas de logística.

O objetivo é facilitar e dinamizar o processo de exportação e importação, possibilitando a geração de emprego e renda para o município e desburocratizando processos ligados à logística. Por meio do modelo de porto seco, em que ainda não há inclusão de transporte fluvial, empresas terão acesso ao mercado internacional com mais facilidade e poderão implantar seus serviços em torno da Plataforma Multimodal.

Representantes

Estiveram presentes na reunião o deputado Federal Heuler Cruvinel, o deputado Federal Lissauer Veira, o presidente da ACIRV, Ivo Marques de Moraes Júnior, a segunda Secretária da Diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (CODERV), Dejane Maffissoni, o vice-presidente da ACIRV, Flávio Pagotto, a vice-presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuários do Estado de Goiás (Facieg), Jacqueline Zaidem, o diretor Executivo da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Edval Chequinho e o consultor Técnico da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Pedro Arantes.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Acirv

Texto: Laryssa Carvalho com informações da assessoria de imprensa do CODERV

Foto: Divulgação / ACIRV

Supervisão: Roselaine Canci