Curso realizado na ACIRV explica detalhes para inclusão obrigatória no sistema eSocial

09 Nov 2017

9 de novembro de 2017

Nos dias 7 e 8 de novembro, a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde (ACIRV), realizou o curso Avançado eSocial. O objetivo da inciativa foi promover a capacitação de empresários para a inclusão de dados referentes ao negócio na plataforma digital e-social.

Segundo o consultor do Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional TDE, José Ribeiro da Silva, a plataforma consiste na avaliação de todas as informações inclusas pela empresa. “O modelo eSocial irá analisar dados que vão de folhas de pagamentos até obrigações previdenciárias”, explicou o consultor.

Ainda de acordo com José Ribeiro, essa inclusão será obrigatória e as empresas que não se adequarem ao novo modelo online pagarão multas com valores que variam segundo à infração. “O objetivo da plataforma é evitar fraudes, tanto das empresas privadas quanto de órgãos públicos, como prefeituras municipais. Empreendimentos que não se adequarem ao sistema até o prazo estipulado serão penalizados”, ressaltou José Ribeiro.

Curso

O curso realizado na Associação visou informar os profissionais sobre o manuseio da ferramenta online. Entre os serviços oferecidos pela ACIRV está a emissão de certificado digital, que consiste na assinatura online que permite a realização de transações financeiras bem como repasse de informações com sigilo.

O certificado digital é um dos principais critérios para a inclusão na plataforma e-social. Segundo o consultor José Ribeiro, o grande problema é que as instituições adiam o treinamento e, como o prazo para adaptação é curto, incluem dados errados ou incompletos que se enquadram em fraude.

Prazos

Segundo o consultor do ITDE, José Ribeiro, empresas com um faturamento anual que ultrapassa 78 milhões, devem se adequar até o mês de janeiro. Já empresas que apresentam faturamento anual inferior ao valor mencionado a obrigatoriedade do e-social se inicia em julho.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Acirv

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação/Acirv

Supervisão: Roselaine Canci