​Brasilata comemora 10 anos sem acidente de trabalho com afastamento

13 Oct 2015

Brasilata é sinônimo de Família! Somos cúmplices e trabalhamos para o nosso bem comum. É assim que o ajudante de produção, Leandro Lopes, define a empresa. Leandro é casado, tem uma filha de 4 anos e trabalha na empresa a pouco mais de 2 anos.

Empolgado por fazer parte deste um marco histórico, ele afirma que sente orgulho de trabalhar na empresa que é líder no seguimento de embalagens metálicas e ao mesmo tempo se sente responsável por ajudar a empresa a se manter no foco, sem acidente. Leandro acrescenta que pretende crescer na empresa e se possível aposentar na Brasilata, claro, se aposentar sem afastamento por acidente.

É isso mesmo, os funcionários da Unidade de Rio Verde atingiram uma meta louvável e inédita: a empresa está a mais de três mil, seiscentos e cinquenta e cinco (3.654) dias sem acidentes com afastamento, ou seja, alcançaram a marca histórica de dez anos sem acidente de trabalho com afastamento. Estes mais de 100 profissionais da Unidade de Rio Verde estão há mais de 10 anos praticando suas atividades laborais de forma consciente. A conquista é uma amostra da garra e do compromisso da equipe em zelar pelo bem-estar mútuo.

E prova deste desempenho, é que poucas empresas no mundo conseguem este feito. “Somos obcecados por segurança no trabalho porque nossos inventores são os maiores valores que a empresa tem. As pessoas, a maioria, trabalha quase toda sua vida na Brasilata e não querem aposentar com um acidente de trabalho. Nossa busca de zero acidente é obsessiva, criamos essa cultura que é muito importante para nós, é um prazer comemorar esse recorde”, afirma o Gerente Operações da Brasilata S/A Embalagens Metálicas- Unidade Rio Verde, Angelo Thomaz Landim Junior.

Mas como chegar num marco desses? Qual a receita? Para o Diretor da Brasilata S/A Embalagens Metálicas, José Maria Granço, a resposta para estas perguntas é muito simples, cada pessoa envolvida no processo faz sua parte. “ A empresa oferece treinamentos que aliam teoria e prática e os funcionários acrescentam disciplina, atenção e amor no que fazem.

Para o técnico em segurança do trabalho, Gleyson Eduardo Soares, a data representa uma conquista de todos: "é um trabalho conjunto, uma meta atingida por todas as equipes, departamentos e principalmente pelos funcionários que atuam em atividades de risco. Todos têm consciência da importância de seguir as normas de segurança no trabalho, que não podem esquecer que cada dia da vida é uma nova batalha e que lá do lado de fora da empresa, tem pessoas esperando por eles. A integridade física é o mais importante, os inventores não podem correr riscos, devem comemorar o marco e sentirem-se orgulhosos por trabalhar em uma empresa que se preocupa com a integridade dos seus funcionários” finaliza.

Outro ponto positivo ressaltado por Gleyson está diretamente ligada a informação: “o trabalhador da Brasilata tem todos os equipamentos de Proteção Individual e recebe informação sobre a maneira correta de utilização. Além disso, recebe treinamento e é motivado para trabalhar com segurança, valorizando a vida e prevenindo acidentes que possam ocorrer com ele, com o colega de trabalho", conclui.

Os DDS - Diálogo Diário de Segurança, realizado com todos os funcionários também são fundamentais. Nestas reuniões são discutidos assuntos como análises dos riscos da atividade e assuntos do dia a dia.

Brasilata S/A Embalagens Metálicas:

A filosofia da empresa destaca o compromisso de longo prazo com acionistas, funcionários, clientes e fornecedores. A inovação é preocupação permanente da empresa, não só nos produtos, mas também nas técnicas de gestão. A Brasilata foi pioneira ao adotar as técnicas industriais japonesas em 1985. Foi também a primeira a introduzir o sistema "kanban" no fornecimento de latas litografadas, em 1992. Sua estratégia competitiva consiste em produzir com alta qualidade e pontualidade na entrega, atuando em sincronia com as necessidades dos clientes.

Na Brasilata, o controle de qualidade não é um simples apêndice da produção. Para garantir sua eficiência, ele é parte integrante do processo de fabricação. Cada fase do trabalho é cuidadosamente controlada de acordo com o mais moderno conceito de qualidade total. A busca da Qualidade Total Brasilata levou à conquista da grande maioria dos prêmios setoriais nos últimos anos. Em fevereiro de 1996, obteve sua primeira certificação ISO 9002-1994. E em 2015 obteve a recertificação de seu sistema de gestão de qualidade com base na norma NBR ISO 9001:2008.

A empresa tem investido continuamente na aquisição de novos e modernos equipamentos; o desenvolvimento de novos produtos tem sido constante; mas, sobretudo, a Brasilata investe permanentemente na capacitação de seus recursos humanos. Desta forma, o premiado padrão de qualidade Brasilata é resultado do pioneirismo e dedicação de uma equipe concentrada em produzir cada vez melhor, adicionando valor ao produto final.

Artigos relacionados: Ministério do Trabalho orienta fiscais a não aplicar reforma ao passado ​ACIRV e FGV promovem palestra sobre stress no trabalho ​CODERV e ACIRV recebem Governador Marconi Perillo para uma reunião de trabalho Rio Verde - 169 anos CAM/ACIRV presente na comemoração de 20 anos do CONIMA ​PALESTRA GRATUITA - ESTRESSE A DEPRESSÃO NO TRABALHO ​Fórum de Recursos Humanos realiza Workshop: Desafios da inclusão de pessoas com deficiência no merc workshop: Desafios da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho foi realizado pelo ​workshop: Desafios da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ​Oportunidade de Trabalho!!!