Migração para TV Digital avança em Rio Verde

21 Aug 2015

A presidente da Acirv, Jacqueline Zaiden e os diretores: Flávio Pagotto (Administrativo), Suely Turra (Financeiro) e Dra. Ana Paula Barbosa (Jurídico) receberam o Analista de Comunicação Nathan Sampaio (Alternatyva Comunicação) e Patrícia Abreu da EAD Digital para uma reunião sobre Tv Digital.

Ainda em 2015, o Brasil dará um importante passo para modernizar seu sistema televisivo. A partir de novembro deste ano até o fim de 2018, as transmissões analógicas serão completamente substituídas por um novo padrão, melhor e mais moderno: o digital. A cidade de Rio Verde será a primeira brasileira (e também da América do Sul) a receber exclusivamente o novo sinal. A Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV (EAD) tem como objetivo garantir que a população esteja informada e preparada para quando existir apenas o novo sinal na cidade, programado para ocorrer em novembro deste ano.

A migração representa um grande avanço tecnológico, pois coloca o Brasil no mesmo patamar de transmissão televisiva de outros países, como Estados Unidos e Reino Unido, que já realizaram esta mudança. Para auxiliar a população, a entidade indica que os residentes de Rio Verde acessem o portal www.vocenatvdigital.com.br, que contém todos os detalhes sobre o que é necessário para adequar-se ao novo padrão e calendário da mudança, entre outras informações. O mesmo conteúdo também está disponível na Central de Atendimento 147.

Os telespectadores de Rio Verdejá estão vendo em suas telas um sinal indicativo com a letra “A”. A partir de setembro, dois meses antes do prazo, a indicação estará fixa na tela. Ao final do período, apenas o sinal digital estará disponível.

Os benefícios da TV Digital são inúmeros. Além de acabar com as interferências externas, a transmissão possui uma qualidade muito superior tanto de imagem quanto de som. Outra questão fundamental é a interatividade que a digitalização é capaz de proporcionar, desde que a emissora disponibilize esse recurso na transmissão. Por meio dela, o telespectador pode expandir sua opção de programação com conteúdos adicionais à grade oferecida pelas emissoras.

Outra responsabilidade da entidade é a distribuição de um kit, com antena, conversor e controle remoto, para as famílias cadastradas no programa do governo federal Bolsa Família. Recentemente, um importante passo foi dado com a definição do modelo de conversor que será entregue aos beneficiários. A EAD, com o seu compromisso de assegurar ainda mais qualidade às transmissões televisivas à população, oferecerá um modelo de conversorsuperior às especificações técnicas indicadas no Edital de sua formação. O equipamento escolhido está, portanto, totalmente apto a receber o sinal digital e todos seus benefícios.

A EAD é a entidade responsável por toda a gestão do processo de migração entre o sinal analógico e a implementação da TV Digital em todo o território nacional. No Brasil, além de Rio Verde, outras regiões já iniciaram essa fase de mudança, como Belo Horizonte, Distrito Federal e São Paulo.

Sobre a EAD

Formada pelas operadoras Algar Telecom, Claro, TIM e Vivo, vencedoras do leilão das licenças 4G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV (EAD) é a responsável pela gestão damigração entre o sinal analógico e digital da televisão no Brasil. A EAD tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de marketing e distribuindo os conversores para as famílias cadastradas no programa Bolsa Família. Esse processo teve inicio em abril deste ano e tem previsão de finalização em 2018.

Artigos relacionados: ​CAM/ACIRV – CÂMARA DE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO ACIRV e SINDICATO RURAL DE RIO VERDE firmam convênio ​Faça o seu Certificado Digital na Acirv! Adiamento Curso: Plano de Negócios para Empreendedores ​Palestra: O engajamento da sociedade civil em pensar e planejar o futuro de Rio Verde. GoiásFonento: PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES ​Curso Excel Avançado ​Inauguração ABRH - Rio Verde ​Prefeito eleito de Rio Verde, Paulo do Vale se reúne com dirigentes do CODERV nesta quinta-feira ​População de Rio Verde sai às ruas em manifesto pacífico ​REIVINDICAÇÕES EM PROL DA SEGURANÇA PÚBLICA DO MUNICÍPIO RIO VERDE – GO
Migração para TV Digital avança em Rio Verde