A primeira Sudoexpo sustentável e a responsabilidade ambiental

28 Jun 2018

Em 2018 a Sudoexpo terá sua primeira edição totalmente sustentável. Graças à parceria da ACIRV (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde) com a Coop-Recicla (Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do Sudoeste Goiano), a feira terá todo o material reciclável recolhido e separado de forma adequada.

A parceria existe desde o maio desse ano e será levada para dentro da feira. O PEV (Ponto de Entrega Voluntária) será instalado no local do evento e os resíduos secos serão descartados nele. A cooperativa realizará o recolhimento desses produtos todos os dias. A estimativa é que sejam recolhidos mais de 40 toneladas de resíduos durante os quatro dias de evento.

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) fez um levantamento e constatou: cada brasileiro produz em média 387 kg de lixo por ano, sendo mais de 79 mil toneladas anualmente. De acordo com o Global E-waste Monitor 2017, o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina, com mais de 2 milhões de toneladas em 2016.

Para a Coop-Recicla é considerado resíduo seco tudo aquilo que não envolva matéria orgânica. Embalagens de alimentos, papeis, vidros, metais, plásticos e até mesmo os materiais eletrônicos são recolhidos pela cooperativa e recebem a destinação correta. Além dos problemas ambientais, o presidente da cooperativa, Divino Teles Guimarães, afirma, “o material que reciclamos aqui não é lixo, é dinheiro, as pessoas estão jogando dinheiro fora todos os dias e aqui nós temos condição de utilizar esse resíduo para mudar a vida de pessoas”.

Ciente de seu papel e da responsabilidade que carrega a ACIRV leva a sustentabilidade a sério e está empenhada em transformar a realidade vivida hoje na cidade. Apoiadora do projeto da cooperativa desde o início, foi a primeira empresa a instalar o PEV. A preocupação com os resíduos gerados pela Sudoexpo parte da mesma responsabilidade ambiental, para conscientizar os expositores e visitantes a realizarem o descarte correto dos resíduos campanhas serão realizadas dentro e fora do evento.

Sobre a feira

A Sudoexpo acontece de 12 a 15 de setembro de 2018 e é considerada a maior feira Multissetorial do centro-oeste brasileiro. Com mais de 150 expositores o evento abre espaço para empresas de variados setores como: Indústrias, comércio, serviços, imobiliárias, startups, cultura, gastronomia e tecnologias. Rio Verde hoje tem mais de 220 mil habitantes e empresas de todos os portes, pequeno, médio e grande, que somadas contabilizam aproximadamente 8 mil. A estimativa é que passem pela feira durante os quatro dias de evento 35 mil pessoas, entre visitantes e trabalhadores.

Assessoria de Comunicação ACIRV

Artigos relacionados: SUDOEXPO 2018 traz novidades e inovação I Workshop Ambiental O ano começou e as atividades para a Sudoexpo 2018 também ​Sudoexpo 2018 conta com Arena do Conhecimento, palestras e evento gastronômico ​Lançamento da Sudoexpo 2018 conta com palestra de mágica motivacional ​ACIRV alinha ações para a Sudoexpo 2018 ACIRV e uniRV formam primeira turma do Pronatec ​Gestão 2017/2020 realiza primeira reunião ordinária ​Secretário de Desenvolvimento Econômico realiza primeira reunião com os diretores da Acirv ​COMIGO anuncia ganhadores de Prêmio de Gestão Ambiental